No dia 09 de novembro, os moradores da Chácara do Japonês, localizada no bairro Vila dos Comerciários, em Paranaguá, participaram de uma assembleia geral que marcou um importante avanço no processo de regularização fundiária da área. Com 102.494,39m², parte da área pertence ao Município de Paranaguá e está consolidada desde 2016.
Integrante do perímetro de regularização da Vila dos Comerciários, a Chácara do Japonês enfrentava, inicialmente, um processo de reintegração de posse, que foi arquivado, possibilitando o avanço da Regularização Fundiária Urbana (REURB). Contudo, o loteamento ainda carece de infraestrutura essencial, como energia elétrica, iluminação pública, saneamento básico e pavimentação, aspectos fundamentais que foram amplamente discutidos durante a assembleia.
Engenheiro José Elmir Mello da Silva, Diretor Geral do Grupo Reurbane em assembleia com os moradores da Chácara do Japonês, no bairro Vila dos Comerciários, em Paranaguá-PR.
A reunião contou com a presença de diversas lideranças do Grupo Reurbane, incluindo o Diretor Geral, Engenheiro José Elmir Mello da Silva, o coordenador técnico no Paraná, Gustavo Karczeski Soares, e Ariany Rodrigues, gerente do escritório no estado, além das equipes técnicas e administrativas do escritório de Paranaguá. Participou também o líder comunitário do bairro, Wallace de Paula Pinheiro, que destacou a importância do engajamento dos moradores no processo:
“Então eu peço para que o povo colabore, se empenhe, chegue com o documento que for preciso para que o processo possa caminhar cada vez mais rápido, né... Porque, eu acho, que a pressa é nossa, né! Se as melhorias estão vindo, cabe a nós abraçar, com ‘unhas e dentes’ (...)", ressaltou Wallace, motivando os presentes a contribuírem ativamente com a regularização.
Durante o evento, aos moradores foi apresentada a Lei Federal 13.465/2017, que regulamenta o processo de regularização fundiária urbana, detalhando as etapas necessárias e os benefícios garantidos pela legislação. Em sua fala, o Engenheiro José Elmir destacou o compromisso da empresa com a regularização fundiária ao longo de quase duas décadas:
“Estamos a fazer regularização buscando esses trabalhos técnicos junto aos municípios. Então são 17 anos fazendo isso, são mais de 15 mil títulos de propriedade, são mais de 50 municípios atuando, são mais de 80 colaboradores trabalhando pra vocês. Então nós não surgimos do nada, nós temos escritório fixo aqui no município (...)", pontuou o Diretor Geral, reforçando a expertise da empresa na condução de projetos como o da Chácara do Japonês.
O coordenador técnico, Gustavo Karczeski Soares, também enfatizou a importância dos projetos técnicos para a viabilização de melhorias na infraestrutura local:
“A partir do momento que a gente faz a elaboração de todos os projetos e envia para a Prefeitura, a partir desse momento que a Prefeitura pode trazer infraestrutura pra vocês, porque depende de todo o levantamento da área, a questão da localização dos lotes, o distanciamento, a largura das ruas, para a prefeitura criar o projeto, trazer a pavimentação, porque a prefeitura tem que determinar tanto o calçamento quanto o distanciamento da via, dos carros, para depois enviar esse projeto para a Copel trazer a luz para vocês.”
Com a aprovação unânime dos presentes, iniciou-se a adesão das famílias ao processo, seguida pela emissão dos contratos.
Para as famílias que ainda não aderiram, o Grupo Reurbane oferece atendimento no escritório de Paranaguá. Interessados podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (41) 3721-4987 para obter mais informações.
O processo de regularização da Chácara do Japonês reforça o compromisso com a cidadania, garantindo aos moradores a segurança jurídica de suas propriedades e a oportunidade de melhoria na qualidade de vida, por meio do acesso a direitos fundamentais.