Por Eryck Gonçalves
Nos dias 4 e 5 de julho de 2025, a equipe técnica do Grupo Reurbane, em parceria com a SEDEHAB – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Habitação e Regularização Fundiária, realizou visitas técnicas em quatro bairros de Paranaguá (PR): Vila do Povo, Vila Primavera, Ponta do Caju e Jardim Figueira.
O objetivo foi coletar dados para a realização de estudos geotécnicos e hidrológicos em áreas localizadas próximas ou dentro de regiões de manguezal. Esses levantamentos são essenciais para embasar o processo de regularização fundiária, com foco na segurança, sustentabilidade e respeito às exigências ambientais.
Visita técnica da equipe do Grupo Reurbane nas áreas de risco/manguezais pelo geólogo Jeferson Karczeski e engenheiro José Elmir Mello, com o apoio dos demais colaboradores da empresa. | Foto: Grupo Reurbane.Com base nos dados coletados, será elaborado o PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas), exigido para intervenções em áreas ambientalmente sensíveis. O plano considerará, sempre que tecnicamente possível, a preservação do maior número de moradias já existentes nas proximidades do mangue, conciliando a proteção ambiental com o direito à moradia das famílias residentes.
A ação contou com a presença da equipe da SEDEHAB, representada pela diretora de gestão fundiária, Ágatha Louisie Frederico, e pelo engenheiro agrimensor, Luiz Affonso Ribeiro da Silva. As visitas ocorreram após reuniões de alinhamento com a Prefeitura de Paranaguá, que identificou, junto ao Grupo Reurbane, a necessidade desses estudos para a continuidade do processo de regularização nos bairros atendidos.